Todo o destino que leva a um intercâmbio é interessante, empolgante e surpreendente. Vai depender do que o intercambista almeja.
Destaco três:
?? Canadá:
O aluno faz um curso profissionalizante na área desejada e entra no país com um visto que lhe permite trabalhar meio turno. Depois, quando estiver na metade do curso, é integrado para fazer um estágio remunerado. Esse curso soma uma boa pontuação para, quem sabe no futuro, tentar um visto permanente. Desfrutar as belezas naturais do Canadá e sua qualidade de vida não tem preço. Um país incrível com um histórico de ser um bom acolhedor de imigrantes.
?? Irlanda,
O aluno adquire um curso de inglês de seis meses e recebe um visto de oito meses, o que lhe permite trabalhar meio turno legalmente. Esse curso pode ser renovado por mais duas vezes, totalizando dois anos e quatro meses. Existe a possibilidade de um estágio não remunerado também.
Estar na Irlanda é estar na Europa: conexões rápidas e baratas para outros países acabam se tornando um atrativo a mais. Um dos maiores salários do bloco europeu e um dos maiores IDH do mundo pode ser fundamental na escolha do destino.
?? EUA. Cuidar de crianças e estudar. O programa de AU PAIR é, sem dúvida, o mais em conta. Esse intercâmbio propicia que o intercambista tenha contato direto com uma família americana, podendo até mesmo escolher em que estado gostaria de morar. Existe também uma verba destinada a algum curso de interesse. E o melhor: salário garantido, sem despesas com acomodação e refeição.